DozeNews - Cardiologia pela Doze por Oito

DozeNews - Cardiologia pela Doze por Oito

DozeNews PRIME 🥇

Beta-bloqueadores no pós-IAM 2.0

É o fim?

Avatar de Doze por Oito
Doze por Oito
nov 13, 2025
∙ Pago
Autora: Maria Júlia Souto (cardiologista e especialista em imagem cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia)

08 de maio de 2024. Naquele dia, Dr Raphael Rossi nos provocava com uma DozePrime que ecoou: “Estamos diante da era da desprescrição?”.

Nesta ocasião o tema era o mesmo que discutiremos hoje, o uso de beta-bloqueadores (BB) no pós-IAM. Mas, à época, há quase um ano e meio, as dúvidas ainda falavam mais alto que as certezas.

Tanto que, mesmo na mais recente diretriz de DAC da SBC (2025), ainda se percebe certa hesitação em uma recomendação clara sobre o papel dos BBs. A classe continua como recomendação I para o controle de sintomas, mas o texto é econômico quando o assunto é seu papel após o evento agudo.

Pois bem, o que antes era dúvida começou a mudar, e rápido. Nos últimos meses, tanto no congresso da ESC quanto no da AHA, novos dados vieram à tona.

  • O REBOOT e o BETAMI, somados a uma metanálise incluindo pacientes com FEVE entre 40–49%, não mostraram benefício dos BBs em nenhum cenário.

  • E, como se fosse o ponto final dessa história, a metanálise dos cinco principais estudos, apresentada no congresso da AHA 2025 e publicada no NEJM, selou o veredito: mais uma vez, nenhum ganho clínico consistente.

Assim, a proposta desta DozePrime é simples (mas não menos provocadora): revisar as evidências mais recentes sobre o uso dos beta-bloqueadores após o IAM e entender, de forma prática, se finalmente chegou a hora de retirar essa receita automática da prancheta.

Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias

Subscreva a DozeNews - Cardiologia pela Doze por Oito para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Doze por Oito
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece o seu SubstackObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura