Autora: Maria Júlia Souto (cardiologista e fellow de imagem cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia)
Quem é leitor fiel da DozeNews deve ter visto que, há poucas semanas, o NEJM publicou um interessante artigo de revisão sobre a Cardiomiopatia Periparto.
E como promessa é dívida, trouxemos para vocês uma DozeNews Prime com os principais pontos e atualizações sobre esse tema (do jeito Dozer que você já conhece rs).
🤔 Ah, mas por que falar de um tema tão raro?
É aí que você se engana, meu caro Dozer. A incidência dessa cardiomiopatia é de aproximadamente 1 em cada 2000 nascimentos (e pode chegar a números de 1:300 no Haiti e 1:100 na Nigéria). Com certeza pouca coisa não é!
Além disso, em países desenvolvidos, onde as infecções na gestação são cada vez mais raras, a cardiomiopatia periparto é a principal causa de morte materna.
Para que você possa entender por que essa condição acontece, os seus principais fatores de risco, como fazer o diagnóstico e o tratamento trouxemos esse Prime quentinha para você!
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a DozeNews - Cardiologia pela Doze por Oito para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.