ChatGPT no Heart Team
Detalhes sobre o ULTIMATE-DAPT e mais um ponto para a atividade física
Na edição de hoje:
🤖 A inclusão do ChatGPT no processo de tomada de decisão clínica.
🩸 ULTIMATE-DAPT oficialmente publicado
🧠 Atividade física e redução do estresse neural
🚬 VAPEs permanecem proibidos
O seu Heart Team vai ter um novo integrante
Artigo original (Eurointervention)
Cirurgião, clínico, hemodinamicista, residente… Está faltando alguém para fechar esse Heart Team (HT) para indicar a abordagem em uma estenose aórtica (EAo)?
O ChatGPT pode se tornar um novo participante em meios às discussões cardiológicas do seu hospital.
Um estudo publicado no Eurointervention objetivou avaliar a capacidade de grandes modelos de linguagem (do inglês, large language models ou LLM), em especial o ChatGPT-4, em auxiliar a decisão clínica e aumentar a eficiência dos Heart Teams.
Para isso, dados de pacientes com EAo importante discutidos previamente foram analisados retrospectivamente pela ferramenta de inteligência artificial.
Um questionário de múltipla escolha padronizado, com 14 variáveis-chave, foi processado pelo GPT-4, e suas decisões comparadas com as tomadas pelo HT.
No estudo, os LLM apresentaram uma alta taxa de concordância (77%) com as decisões tomadas previamente nas reuniões.
Assim, os autores defendem que a integração da IA dentro dos fluxos de tomada de decisão pode aumentar a sua eficiência, permitindo que o HT concentre-se nos aspectos críticos do cuidado e das deliberações do paciente (ou seja, aqueles menos objetivos).
Longe de pensar que a IA possa substituir o julgamento médico, mas quem sabe servir como uma ferramenta para acelerar os processos de tomada de decisão.
Surfando a onda!
Ensaio Clínico Randomizado (The Lancet)
É isso que os surfistas (digo, trialistas) do estudo IVUS-ACS fizeram, inteligentemente.
Eles aproveitaram os pacientes randomizados no estudo IVUS-ACS (que demonstrou o benefício da imagem intravascular no tratamento de síndromes coronarianas agudas) para realizar uma nova avaliação, o ULTIMATE-DAPT:
O descalonamento de DAPT (ticagrelor sozinho vs ticagrelor + AAS) após 1 mês da síndrome coronariana aguda (SCA) pode reduzir desfechos?
Foi um estudo duplo-cego, randomizado e placebo-controlado, que incluiu 3500 pacientes de 57 centros da Itália, China, Paquistão e Reino Unido.
Os desfechos primários avaliados foram de superioridade (ocorrência de sangramento relevante) e de não-inferioridade (ocorrência de MACCE).
Vamos aos resultados:
Sangramento relevante: 2,1% no grupo do ticagrelor + placebo x 4,6% no ticagrelor + AAS (95% CI 0,30 - 0,66; p < 0,0001)
MACCE: 3,6 no grupo do ticagrelor + placebo x 3,7% no ticagrelor + AAS (95% CI 1,4% - 1,2%); p não-inferioridade < 0,0001)
ULTIMATE-DAPT é mais um dos trials que reforçam a possibilidade de redução do tempo de DAPT após uma SCA.
Vale ressaltar que com o uso de ticagrelor, antiagregante plaquetário inibidor de P2Y12 potente. Ou seja, não podemos de antemão acreditar que teríamos o mesmo resultado com Clopidogrel.
🚨 Temos uma edição da DozeNews Prime que fez uma bela revisão sobre o tema!
Atividade física, redução do estresse neural e diminuição de riscos cardiovasculares
Coorte (JACC)
A ciência comprovando algo que já sabíamos: a atividade física pode influenciar positivamente a saúde cardiovascular e o bem-estar psicológico.
Um estudo recente, realizado com participantes do banco geral do Mass General Brigham, descobriu que a atividade física regular não apenas reduz a atividade neural relacionada ao estresse, mas também diminui os eventos cardiovasculares, com efeitos particularmente significativos entre os indivíduos com depressão pré-existente.
Mas como eles chegaram a esta conclusão?
A análise indicou que uma maior atividade física está associada a uma menor atividade entre a amígdala e o córtex cerebral (AmygAC), o que sugere uma atenuação da resposta neural ao estresse.
Adicionalmente, o exercício mostrou uma correlação forte com a redução dos eventos de cardiovasculares, especialmente naqueles com histórico de depressão.
As reduções na AmygAC parecem mediar parcialmente os benefícios da atividade física na redução do risco de DCV.
Este estudo é um grande aliado dos defensores da promoção da saúde a partir de um estilo de vida saudável, pois destaca a importância da atividade física não só como uma ferramenta de prevenção para doenças cardiovasculares, mas também como um meio efetivo de gerenciamento para pacientes com depressão.
Os resultados reforçam a necessidade de integrar estratégias anti-sedentarismo personalizadas nos planos de tratamento para maximizar os benefícios cardiovasculares e psicológicos!
🎙E claro, se você é um(a) Dozer em dia, já deve ter ouvido esse brilhante podcast sobre Atividade Física com o convidado Dr. Silvio Póvoa!
O cigarro eletrônico continua proibido no Brasil
Caiu na Mídia
Pode não parecer, mas no Brasil é proibida a fabricação, importação, comercialização, distribuição e a propaganda de todos os dispositivos eletrônicos para fumar.
Essa semana, a Anvisa aprovou um novo texto que reforça essa restrição.
Essa orientação, no entanto, não proíbe o uso individual.
E põe uso individual nisso… Se em 2019 apenas 500 mil adultos faziam um dos cigarros eletrônicos, em 2023 essa tendência já atingia 2,9 milhões.
Apesar de alguns estudos terem demonstrado possível benefício desses dispositivos na cessação do tabagismo (já discutidos aqui na News), a sociedade brasileira de cardiologia publicou, esse ano, um consenso com importantes ressalvas ao seu risco para a saúde cardiovascular.
É o nosso papel como cardiologistas estar cientes desses riscos e orientar bem os nossos pacientes no combate a esse vício.
Imagem da Semana
Lesão de 70% no tronco da coronária esquerda (TCE)! Note o diâmetro do óstio do TCE menor próximo ao diâmetro do cateter (2mm).
O que você indicaria nesse caso? Revascularização percutânea ou cirúrgica? E se o paciente for assintomático?
Essa imagem é um convite (e spoiler rs) para você acompanhar a discussão da nossa DozeNews Prime dessa quarta-feira sobre as lesões em TCE!
Fique por dentro
🫀 Sarcoidose: diagnóstico e manejo é o tema do AHA Statement deste mês.
🌩️ O ano está chegando ao final do primeiro quadrimestre, mas o EHJ ainda está saudoso em relação a 2023. Que ótimo: os 10 estudos mais importantes do ano de 2023 em arritmologia!
👴🏽 Vovós gordinhos ou magrinhos: quais vivem mais? Estudo avalia peso, circunferência abdominal e mortalidade em idosos!
🧬 Mais uma Lipoproteína(a): grande coorte dos Estados Unidos com seguimento de mais de 20 anos demonstrou aumento significativo do de risco cardiovascular em pacientes com Lp(a) elevada.
🥛 O escore de cálcio e o seu significado clínico em uma bela revisão do JACC.
⚡ Para os amantes da eletrofisiologia: um belo estado da arte sobre o mapeamento e ablação das extrassístoles ventriculares.
🩺 Revisão sobre o uso da denervação renal no tratamento da hipertensão arterial.
📺 Não é Netflix, mas vale a pena: série do The Lancet sobre valvopatias!
Show. Acho que houve um erro no link do estudo sobre mortalidade em idosos