Como investigar as cardiomiopatias?
Um passo a passo na investigação do seu paciente com suspeita de cardiomiopatia
Se você acompanhou a cobertura do Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) conosco (DozeNews, DozeCast, Instagram… Não faltaram oportunidades rs), deve ter visto que foi publicada a primeira diretriz guiando a investigação diagnóstica no mundo das cardiomiopatias.
🤔 E talvez até pensou: “mas uma diretriz de miocardiopatias? Já não temos diversas sobre IC, para que uma de cardiomiopatias?".
No entanto, a insuficiência cardíaca (IC) é a consequência. E, muitas vezes, além de tratá-la precisamos entender a causa dela para um manejo muito mais direcionado.
Por isso a importância de entender e aprender a investigar as cardiomiopatias. Com o avanço dos métodos de imagem e outras investigações complementares, como os testes genéticos, temos que ir muito mais a fundo no estudo do nosso paciente.
E você não pode ficar para trás: nessa Prime, traremos as principais recomendações e evidências presentes na nova diretriz da ESC, de forma a organizar uma rota de investigação das cardiomiopatias.
Você que ainda não é assinante (💔), não vacile: no link abaixo você pode assinar a Prime com 7 dias grátis para ler essa e outras edições já publicadas.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a DozeNews - Cardiologia pela Doze por Oito para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.