Estenose Aórtica e a TAVI - Parte 1
Você sabe quando indicar, contraindicar, e as principais complicações?
Autora: Maria Júlia Souto (cardiologista e fellow de imagem cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia)
É isso mesmo. Tem certos temas que não cabem em uma Prime só.
Desde 2002, quando ocorreu o primeiro implante transcateter de valva aórtica (TAVI, do inglês transcatheter aortic valve implantation), o conhecimento sobre a estenose aórtica (EAo), além das indicações e possíveis complicações desse procedimento, evoluíram tanto que optamos por dividir o tema em 2 semanas.
Assim, nesse primeiro momento, iremos definir quais a indicações de intervenção na EAo.
Na próxima semana, traremos as principais indicações para realização da TAVI segundo as diretrizes atuais, as contra-indicações ao procedimento e as possíveis complicações.
Já sabe, né? Caso ainda não esteja inscrito na DozeNews Prime, inscreva-se agora para garantir o conteúdo completo com esse e todos os resumos já publicados, além do recebimento dos próximos, direto no seu e-mail!
Introdução
Sabemos que essa parte inicial pode soar um pouco repetitiva para muitos de vocês.
Mas sentimos a obrigação de revisar os tópicos que levam à indicação de intervenção na EAo, para quando aprofundarmos nas atualizações das classificações e do tratamento, estejamos todos alinhados.
Confia rs!
Diagnosticou uma EAo? São 3 pontos que você vai procurar para ajudar a indicar a intervenção e por qual método:
Qual a etiologia.
O paciente é sintomático?
É uma EAo importante?
As principais etiologias
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a DozeNews - Cardiologia pela Doze por Oito para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.