Autor: Mateus Prata (Cardiologia e Emergência Cardiovascular - Instituto Dante Pazzanese)
Na semana passada, após lançamento do podcast sobre IAM tipo 2, estive com o Marcos Meniconi (o hemodinamicista da Doze) em uma extensa discussão filosófica sobre o infarto do tipo 2.
E, mesmo com meu extenso estudo para o podcast na época e da grande expertise do Marcos com doença coronariana, ficamos angustiados pela dificuldade de se chegar em um consenso sobre a condução desses casos.
Essa mesma angústia surge na enfermaria ou UTI, quando nossos pacientes internados por alguma doença clínica evoluem com precordialgia e troponina elevada. Devo solicitar CATE? Prescrever DAPT? Apenas observar?
O motivo da angústia: a pouca evidência na literatura, seguida pela tendência a supervalorizar casos que não deveríamos e menosprezar casos potencialmente graves.
Uma análise de dados suecos foi publicada em maio desse ano e demonstrou que pacientes com IAM tipo 2 tinham um prognóstico muito ruim e que, paradoxalmente, ao longo de 11 anos da coorte, não houve diferença significativa na condução desses casos.
Em alguns centros, o termo “tipo 2” virou inclusive motivo de piada e meme (como se fosse uma maneira do cardiologista tirar a sua especialidade da reta de um doente grave) rs.
A Doze dá um recado para você: não subestime o IAM tipo 2. Mas, ao mesmo tempo, se controle: não é para sair por aí pedindo cateterismo à rodo.
Tá, mas como assim?
Esse texto (um compilado de mais de 8 artigos que serão citados, entre coortes e revisões) é para você ter bem consolidada toda a evidência sobre o tema, reforçar sua base sobre o assunto e poder tomar decisões hospitalares com bom senso.
Nossa missão na PRIME não é fazer você passar na sub de cardio, no TEC ou impressionar o seu chefe ou residente com um grande vocabulário de nomes de artigos.
É elevar o nível da cardiologia do país, levando o melhor para a nossa população.
Antes de começarmos, os termos que você precisa saber
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a DozeNews - Cardiologia pela Doze por Oito para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.