Autora: Maria Júlia Souto (cardiologista e especialista em imagem cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia)
O Estado Democrático Doze por Oito concluiu as apurações e finalmente temos um tema vencedor da nossa enquete aberta na primeira DozeNews Prime do mês (anticoagulantes orais - 06/03): Ponte miocárdica!
Ah mas o tema que eu queria não venceu, ou nem estava na votação 🥺
Sinto muito, querido Dozer. Você pode sugerir o tema da sua preferência nos comentários desse ou de outros posts e será avaliada a inclusão dele no próximo plebiscito (quem sabe seu desejo não é igual ao de outros Dozers?).
Vamos ao que importa: as pontes miocárdicas
Esse termo corresponde à porção da coronária que deixa de ter um trajeto epicárdico para “mergulhar” em meio às fibras no músculo cardíaco e ter um trajeto intramiocárdico.
Eu tenho certeza que vocês escolheram esse tema só pela polêmica rs.
Pois, apesar de ter sido descrita em 1732 ainda são longas as discussões sobre o verdadeiro potencial de repercussão hemodinâmica que esse achado pode ter.
Nessa DozeNews Prime iremos entender quando e como investigar as pontes miocárdicas, quais fatores associados ao maior risco de desenvolver sintomas, e como tratar.
📚A principal referência utilizada será um artigo de revisão muito completo publicado no JACC, em 2021.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a DozeNews - Cardiologia pela Doze por Oito para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.