Trombo no VE
O que você precisa saber sobre o diagnóstico, prevenção e tratamento
Autor: Raphael Rossi (cardiologista e preceptor do setor de coronariopatias do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia)
Edição: Maria Júlia Souto (cardiologista e fellow de Imagem Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia)
Bem vindos ao paradigma do trombo intracavitário do ventrículo esquerdo (VE)!
Aqui vale aquela história do é raro mas acontece com uma certa frequência rs.
Enquanto há uma queda na incidência dos trombos em VE em consequência da melhoria no tratamento das patologias que podem causá-lo, há também uma evolução dos métodos diagnósticos e a sua descrição nos laudos passa a ser um achado mais comum.
Assim, a sua incidência varia de 4% até sonoros 39%. Tudo depende de onde foi estudado 🫠.
Uma certeza nós temos: há um risco importante de embolização central e/ou sistêmica!
A depender de sua morfologia e do tempo de seguimento, o risco de embolização pode ser de até 22% e o risco de eventos cardiovasculares maiores (MACE) de até 37%!
Portanto, sigam-nos os bons! Vamos destrinchar as nuances desse tema recentemente revisado em um statement muito completo publicado pela AHA (2022) e em bela revisão do JACC (2022), que servirão de base para a nossa discussão!
Fisiopatologia: começando do começo
Se é para começar do começo, não dá para deixar de falar da famigerada Tríade de Virchow.
🗣️Fun fact:
O querido Rudolf Virchow, cujo nome dá origem ao epônimo citado, quase foi um teólogo e não médico! (Podemos dizer que Deus perdeu nessa e nós ganhamos rs).
De volta à tríade, ela determina a formação do trombo através da interação de 3 fatores:
Estado inflamatório ou de hipercoagulabilidade (inflamação decorrente da síndrome coronariana aguda, aumento do volume plaquetário, PCR e fibrinogênio elevados);
Injúria endotelial (endocárdica no nosso caso em questão);
Estase sanguínea (decorrente da redução da função ventricular ou formação de aneurisma apical).
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a DozeNews - Cardiologia pela Doze por Oito para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.