Ultrassom Focado do Coração (FOCUS)
Um guia de bolso para avaliação com ultrassom cardíaco na emergência
Autor: Diandro Mota (cardiologista e ecocardiografista pelo Dante Pazzanese)
Edição: Maria Júlia Souto
Point of Care, ultrassom na emergência, POCUS, FOCUS… Não importa a forma como você se refere a essa técnica, o fato é que o uso da avalição ultrassonográfica na sala de emergência tem se tornado uma prática cada vez mais comum em diversos centros.
Por isso, é chegada a hora! Trouxemos um verdadeiro Guia de Bolso de US Focado do Coração (FOCUS) para os nossos Dozers da Prime!
Caso ainda não esteja convencido da importância desse tema para o seu dia a dia, saiba que o uso do FOCUS será fundamental em pelo menos três cenários muito frequentes na sala de emergência: dor torácica, dispneia e hipotensão.
O exame é de grande utilidade no diagnóstico diferencial das diversas doenças que podem cursar com tais apresentações, como síndromes coronárias agudas, tromboembolismo pulmonar, tamponamento cardíaco, síndromes aórticas agudas, insuficiência cardíaca e hipovolemia.
Digo mais: no choque circulatório, também é útil na avaliação da pré-carga, pós-carga e função cardíaca, contribuindo para a adequada avaliação e manejo do estado hemodinâmico.
O uso do US é tão sério e necessário que em 2018 nosso “papa” Braunwald participou de uma publicação no JAMA com o seguinte título: “Hora de adicionar um quinto pilar ao exame físico: a insonação”
A seguir, serão expostas de maneira prática e objetiva informações sobre a técnica do exame e dos achados ecocardiográficos das principais emergências cardiovasculares, visando o auxílio ao profissional médico na tomada de decisões na sala de emergência.
Ah, e ao final da edição, tenho uma pergunta muito importante para lhe fazer.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a DozeNews - Cardiologia pela Doze por Oito para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.