Uow, look at him! Um iSGLT2 brilha novamente
E mais: redução de MACE com a semaglutida; colchicina como opção na prevenção secundária
Como as gliflozinas se tornaram tão aesthetic?
Subanálise SOLOIST (JACC: Heart Failure)
“UOW… Look at him! Quem você pensa que é?” rs
Um inibidor da SGLT2?
Aí sim tem o nosso respeito! Aí sim é capaz de mudar o prognóstico de pacientes com IC. E, mais uma vez, um do seu time traz resultados importantes.
O estudo:
Análise post-hoc do SOLOIST-WHF (Effect of Sotagliflozin on Cardiovascular Events in Patients With Type 2 Diabetes Post-WHF) publicada no JACC com 1.222 pacientes randomizados para receber Sotagliflozina ou placebo antes ou na ocasião da alta hospitalar.
Dessa vez avaliando desfechos precoces (até 90 dias, em comparação com o trial original que foi positivo ao avaliar desfechos em 9 meses).
Pasmem: outro iSGLT2 brilha novamente.
Resultados:
Menor ocorrência de desfechos primários em 90 dias (HR: 0,54 [95% CI: 0,35-0,82]) e em 30 dias (HR: 0,49 [95% CI: 0,27-0,91]).
Menor mortalidade por todas as causas em 90 dias (HR: 0,39 [95% CI: 0,17-0,88]).
Avaliação multivariável confirmou benefício independente de sexo, filtração glomerular, valor BNP, FEVE e uso de agonistas de receptores mineralocorticoides.
Efeitos adversos: relatados alguns casos de diarreia e “eventos relacionados à volemia”.
O veredicto:
É chover no molhado, SIM! No entanto, ainda há muitos cardiologistas que não prescrevem os iSGLT2. Pense em colocar no seu arsenal de pacientes diabéticos internados com IC durante o tratamento intrahospitalar. A análise recente mostra o benefício PRECOCE dessa medicação.
A colchicina surge como opção
Artigo de Revisão (JACC)
Estamos presenciando o surgimento de mais uma linha para o manejo da DAC: o tratamento anti-inflamatório?
Essa semana foi publicado no JACC um estado-da-arte sobre o uso da colchicina como opção na prevenção secundária de eventos cardíacos.
O seu grande benefício está na redução de inflamação: em pacientes com histórico de DAC, em uso da terapia médica otimizada incluindo estatinas de alta potência, o uso da colchicina 0,5 mg/dia pode ser importante adjuvante.
Grandes estudos como o LoDoCo2 e o COLCOT demonstraram em torno de 30% e 23% de redução em MACE com a inclusão dessa droga, respectivamente.
Em junho de 2023, o FDA aprovou o uso da colchinina 0,5 mg/dia em pacientes com DAC.
Assim, a combinação da terapia anti-inflamatória à anti-lipemiante surge como opção no tratamento do paciente com DAC.
A imagem central do artigo resume bem os principais cenários de benefício da uso dessa medicação.
Dessa forma, apesar de estar longe de ser uma medicação rotineira na nossa prática clínica, vale a pena ficar de conhecer as suas indicações e ter a colchicina como possibilidade no seu arsenal terapêutico.
Novidade na área, carne nova no pedaço 🎶
DozeNews Prime
Para os assinantes da versão Prime da DozeNews, agora dividimos todos os temas já produzidos em “grandes áreas” da cardiologia.
Isso, ao visitar nosso site você vai perceber diversas abas novas que vão te ajudar na hora de procurar por um tema, para estudos ou revisão.
Lembrando que na coluna principal (DozeNews PRIME 🥇) também há um mecanismo de busca, para ser mais preciso nos tópicos que está procurando.
Já são 23 temas resumidos da nossa maneira com todas as evidências mais atuais disponíveis.
Junte-se ao time!
Outro agonista do GLP1 de dar orgulho
Resultados Preliminares - estudo SELECT
Sabe aquele pai orgulhoso que não consegue conter a alegria e sai falando bem do filho pra todo mundo?
Foi exatamente o que aconteceu com a Novo Nordisk e seu filho mais novo, a Semaglutida, na última semana.
O papai anunciou para os quatro cantos do mundo a aprovação do seu filho prodígio no "vestibular dos eventos cardiovasculares"!
A semaglutida 2,4 mg subcutânea, administrada uma vez por semana, foi associada a uma redução significativa de 20% em de MACE em comparação com o placebo, de acordo com os principais resultados do ensaio randomizado e duplo-cego SELECT.
O estudo incluiu 17.604 pacientes (idade ≥45 anos, IMC ≥27 kg/m2) de 41 países que estavam com sobrepeso ou obesidade com doença cardiovascular estabelecida e sem histórico de diabetes.
Todos os três componentes do desfecho primário (morte cardiovascular, IAM não fatal ou AVC não fatal) contribuíram para a redução de 20% de MACE exibida no grupo de tratamento com semaglutida 2,4 mg.
Que belo presente de dia dos pais pra quem investiu e acreditou no potencial do seu filho!
Vacinação contra a gripe em baixa
Caiu na Mídia
Após quase 4 meses do início da campanha, a vacinação contra influenza tem uma das adesões mais baixas dos últimos anos.
Segundo matéria publicada pelo Jornal Folha de São Paulo, apenas 48,5% da população de risco vacinou-se até o momento. Esses números levaram a secretária de saúde a prorrogar a campanha até o fim do mês.
Do ponto de vista cardiovascular, é essencial que reforcemos aos nossos pacientes sobre os benefícios da vacinação!
Nos pacientes com IC, a vacinação anual contra influenza tem classe I de recomendação. Além disso, grande metanálise publicada em 2018 no JACC demonstrou que essa proteção conferiu uma redução de eventos cardiovasculares em 48% nesse grupo! (Melhor que muita medicação hein? rs).
Não é coisa de pediatra! Precisamos lembrar nossos pacientes em toda consulta sobre a importância da vacinação.
Imagem da Semana

Aos amantes de um belo ECG: padrão de De Winter em paciente com dor torácica. Observe o infra de ST associado a ondas T apiculadas em derivações precordiais. Esse padrão, descrito inicialmente em 2008, está presente em até 2% dos pacientes com oclusão de DA!
Fique por dentro
👎🏼 REVIVED-BCIS2: revascularização em pacientes com miocardiopatia isquêmica pode reduzir mortalidade e morte súbita abortada? Parece que não.
🧪 HDLc relacionado a mortalidade? Estudo chinês com 3,3 milhões de pessoas mostra que níveis baixos e elevados estão associados a mortalidade por causas distintas.
💊 Lá vem eles de novo… Uso de inibidores da SGLT2 após ablação de FA em pacientes com DM2 preveniu a recorrência da arritmia.
⚡ Série de casos publicada no JACC relata episódios de arritmias em crianças associadas a jogos de vídeo de game.
🤖 Uso da inteligência artificial obteve boa acurácia na medida da fração de ejeção pelo ecocardiograma.
📜 Revisão do JACC sobre o uso da angitomografia de coronárias na detecção de aterosclerose e prevenção primária cardiovascular.
🧬 Epigenética: alterações fenotípicas vinculadas a aneurisma e dissecção de aorta.