Cabia recurso no TEC
AHA publica statement podia ter sido de grande ajuda na prova de título
Na edição de hoje:
🦠 AHA Statement sobre infecção de dispositivos cardíacos implantáveis;
🇧🇷 Trial brasileiro no JAMA sobre telemonitoramento de pacientes com IC após a alta;
🏋️♀️ AHA Statement sobre exercícios resistidos e saúde cardiovascular.
Bem que podia ter saído antes da prova do TEC
AHA Statement (Circulation)
O baby cardio não consegue ter 1 semana de paz…
Há menos de 1 semana da prova de título de especialista (TEC) da SBC (e que prova ein, amigos?), a AHA liberou um Statement sobre infecção de dispositivos cardíacos implantáveis.
O tema extensamente cobrado na prova deste ano parece estar em alta na comunidade internacional após a Diretriz Europeia de Endocardite de 2023.
Calma, para o TEC você precisava dominar apenas a diretriz de Dispositivos da SBC deste ano (apenas… quanta ironia rs).
Mas a DozeNews tem o papel de abrir sua mente para o mundo lá fora, e trouxemos alguns dos principais pontos a serem lembrados no tratamento de infecções de dispositivos:
Prevenção existe!
Aplicar os protocolos institucionais de prevenção a infecções;
Realizar profilaxia de endocardite em pacientes com dispositivos que serão submetidos a cirurgias;
Reduzir ocorrência de hematomas;
Diferenciar infecção da loja do marca-passo e do cabo do marca-passo.
Papel da medicina nuclear com PET/CT em casos inconclusivos.
Tempo para implante do novo dispositivo: deve ser avaliado a relação risco-benefício, devendo ser postergado em até 14 dias na ocorrência de endocardite com acometimento valvar.
💡 #DicaDozer: Temos uma excelente DozeNews Prime sobre o tema! Veja aqui.
Novo statement da AHA sobre exercícios de resistência (natty or not?)
AHA Statement (Circulation)
As evidências científicas sobre os benefícios do treinamento de resistência para a saúde cardiovascular tiveram uma verdadeira "hipertrofia" desde 2007, ano de publicação do primeiro statement da AHA sobre o tema.
Nada mais justo então do que atualizar as orientações em um novo documento que acaba de sair do forno!
Esta revisão destaca a segurança e eficácia do treinamento de resistência para melhorar a saúde cardiovascular de forma bem democrática ao apresentar a importância da prática para todos adultos, com ou sem doença cardiovascular preexistente.
Veja na figura resumo do statement os diferentes tipos de exercícios de resistência sugeridos, bem como a recomendação de tempo de cada treinamento, periodicidade e volume de exercícios.
Entre os benefícios esperados, destaque para melhora do perfil lipídico, glicemia, pressão arterial e composição corporal (isso sem falar dos fatores de risco não clássicos, como estresse, ansiedade, sono e inflamação crônica).
E quanto ao "suco"? Quando indicar? Esquece, a AHA não curte "fake natty".
Estratégia de telemonitoramento da IC funciona?
Ensaio Clínico Randomizado (JAMA)
O futuro é já! E não podemos ignorar as ferramentas da tecnologia que temos disponíveis para no auxiliar na cardiologia.
Foi sob essa premissa que um estudo multicêntrico e brasileiro 🇧🇷 avaliou o benefício de uma estratégia de telemonitoramento para pacientes com insuficiência cardíaca (IC) após internação recente.
Para isso, randomizaram 699 pacientes com FEVE < 40% e internação nos últimos 30 dias para estratégia de telemonitoramento (receber 4 mensagens de texto diárias do serviço de mensagens curtas para otimizar o autocuidado, o envolvimento ativo e a intervenção precoce) vs seguimento padrão.
Alguns red flags previamente programados nas mensagens de resposta acionavam ajustes automáticos de diurético e/ou ligação telefônica da equipe de saúde.
O desfecho primário foi mudança do NT-Pro-BNP em 180 dias. Vamos aos resultados:
A variação do peptídeo natriurético foi semelhante entre os grupos;
O autocuidado em IC aumentou significativamente no grupo de telemonitoramento em comparação com o grupo de cuidados padrão.
O nível de satisfação dos pacientes com o telemonitoramento foi excelente.
Assim, uma estratégia de telemonitoramento dos pacientes com IC no momento em que estão mais vulneráveis (ou seja, após uma internação) teve uma ótima adesão, com alto nível de satisfação e melhora no auto-cuidado.
No entanto, ainda não foi capaz de demonstrar um benefício mais objetivo para a sua implementação.
Ninguém aguenta mais falar de Taylor Swift em 2023
Caiu na Mídia
Se você concorda com a frase do título, não vai gostar de saber que até a sociedade americana de cardiologia (AHA) tem utilizado a loirinha como referência.
Saiu no jornal O Globo uma matéria na qual a AHA sugere o uso do nova música da cantora norte americana (you’re losing me) para marcar o ritmo massagem cardíaca na RCP (em torno de 103 bpm).
Ser pessoa do ano da revista Time? Ganhar mais de 1 bilhão de dólares na sua turnê? O que é isso perto de ter sua música reconhecida na RCP?
Brincadeiras a parte, a realidade é que a AHA sempre se compadece com aqueles que não são nerds o suficiente para lembrar da Marcha Imperial na hora da RCP e tem uma lista gigante de músicas para serem utilizadas na sua cabeça que vai desde Baby Shark até Beyonce rs:
Eye of the Tiger – Survivor;
Take a Chance on Me – ABBA;
Baby Shark - Pinkfong;
Crazy in Love - Beyoncé, Jay Z
Hips Don’t Lie - Shakira
Another Brick in the Wall - Pink Floyd
e muitas outras…
Imagem da Semana
🛑 But first… Vamos à resposta do desafio da semana passada!
O desvio do coração naquele caso é secundário à pneumectomia. Observe que o coração está à direita do tórax, mas as estruturas esquerdas continuam à esquerda e as direitas no lugar certo (ou seja, nada de situs inversus! O situs é solitus).
Agora sim, a imagem da semana:
Já que estamos na pegada das infecções de dispositivo, veja essa imagem de ecocardiograma transtorácico que evidencia a presença de grande vegetação (38mm) em fios de dispositivo (pra seguir na linha do TEC, rs)
Fique por dentro
🖥️ Revisão do JACC: Cardiovascular Imaging sobre a avaliação não invasiva das placas ateroscleróticas.
🫀 ELEVATE registry mostra resultados empolgantes do HeartMate3 - dispositivo de assistência ventricular.
🚶♀️ DETERMINE trial: dapaglifozina em pacientes com ICfer apresentou melhora de sintomas e de escore de aptidão física porém não houve incremento no teste de caminhada de 6 minutos.
🤖 Inteligência artificial novamente ataca: avaliação de mortalidade acurada a partir do ECG antes de cirurgias cardíacas, não cardíacas e cateterismo cardíaco.
🧈 CLEAR Outcomes trial: publicado estudo apresentado na ESC, onde o ácido bempedoico, em intolerantes à estática, demonstra redução de LDLc e proteína C reativa sem aumento de Hb1Ac ou ocorrência de DM em não diabéticos.
⛑️ Segurança e tolerabilidade ao uso do inclisiran no tratamento da dislipidemia foram demonstrados em 7 clinical trials compilados em revisão sistêmica do JACC.